Foi publicada, em 03 de janeiro de 2019, a Lei nº 13.792/19, que altera o quórum para deliberação nas sociedades limitadas.
A primeira modificação está no quórum necessário para se destituir um sócio administrador nomeado no Contrato Social. Anteriormente, para a retirada do sócio administrador, era necessário 2/3 dos votos representativos do Capital Social. Hoje, com a nova regra, se exige a votação da maioria absoluta, salvo disposição contratual diversa.
Outra modificação trata da necessidade da realização de convocação de reunião ou assembleia especialmente para resolver sobre a exclusão de um sócio, em sociedade com mais de 2 (dois) sócios. O sócio a ser destituído deverá ter ciência prévia da reunião ou assembleia para comparecimento e, se quiser, apresentar defesa.
Anteriormente, já existia a regra que, na ocorrência de justa causa, caracterizada por atos que colocariam a continuidade da empresa em risco, por conduta de inegável gravidade, já era possível a exclusão do sócio da sociedade, desde que previsto no Contrato Social.
Por fim, importante ressaltar que o sócio excluído do quadro societário ainda poderá buscar reaver sua saída por justa causa recorrendo ao Foro Judicial ou ao Foro Arbitral, este se eleito no Contrato Social registrado.
Deixe um comentário